SAÚDE ORAL

A higiene oral inicia-se assim que o bebé nasce, podendo os pais, no final da amamentação limpar as gengivas, os lábios e a boca com uma compressa em volta do dedo, embebida em água morna, fazendo movimentos rotativos.

A partir do momento em que erupciona o primeiro dente, habitualmente por volta dos seis meses, os pais deverão dedicar uma atenção particular à boca do bebé. A primeira escova do bebé deve ser pequena e macia. A pasta dentífrica deve ser obrigatoriamente fluoretada e o número de higienizações é flexível, mas pelo menos duas vezes por dia, são recomendadas.



Recomendações:
· Após a erupção do primeiro dente, começa a sua higienização duas vezes por dia, utilizando-se para este efeito uma gaze, uma dedeira ou uma escova macia, com um dentífrico fluoretado com 1000/1500 ppm (mg/l)de fluoreto, sendo uma das vezes obrigatoriamente, após a ultima refeição.
· A quantidade de dentífrico a utilizar deve ser idêntica ao tamanho da unha do 5º dedo da mão da própria criança.
· Não se recomenda qualquer tipo de suplemento sistémico com fluoretos.

Outras informações importantes:
· Quando se dá a erupção dos dentes e a criança fica irrequieta e rabugenta, os pais poderão dar-lhe um mordedor refrigerado para aliviar a inflamação.
· A erupção dos dentes, normalmente segue a seguinte cronologia: começa pelos incisivos centrais inferiores (4-10 meses), depois os incisivos centrais superiores (8-12 meses) e os incisivos laterais inferiores (8-13 meses).
No entanto, nem todos os bebés seguem este padrão, não sendo motivo de preocupação a alteração a este esquema cronológico.
Com um ano de vida, a maioria das crianças tem 6 a 8 dentes de leite ou temporários. Ao ano de idade a criança pode ter os incisivos centrais inferiores, os incisivos centrais superiores e os incisivos laterais inferiores.

Sem comentários: