COMO FAZER A MASSAGEM

As massagens podem ser feitas em todo o corpo, mas devem ser introduzidas aos poucos. Deve-se começar pelas extremidades - pernas e pés, até ás regiões mais proximais, permitindo à criança adaptar-se.



• Nos membros inferiores e superiores pode-se massajar subindo alternadamente as mãos da base do membro até a extremidade várias vezes; colocando as mãos na base do membro, rodando-as em sentidos opostos e subindo, num movimento de enroscar ou, com as mãos paralelas, fazer um movimento de rolar até á extremidade do membro que se está a massajar.
A região plantar e dorsal dos pés e mãos do bebé devem ser massajadas com os polegares, rodeando os dedos do bebé num movimento semelhante ao de tirar anéis.


• No abdómen pode-se massajar colocando as mãos perpendicularmente ao tronco, fazendo-as descer da parte superior para a inferior com as pernas do bebé em baixo e depois levantadas. Também podem ser utilizados movimentos circulatórios no sentido dos ponteiros de relógio e em “U” invertido.


• No peito pode-se cruzar as mãos, alternadamente, deslizando da base da grelha costal até ao ombro oposto, ou colocando ambas as mãos paralelamente ao corpo na região do esterno, deslizando em sentidos opostos e voltando a unir-se (como que desenhando uma borboleta).


• Na face, com a ponta dos dedos massaja-se a testa, depois com os polegares a região das sobrancelhas, em ambos os lados do nariz, por cima e por baixo dos lábios. Pode-se massajar também, as bochechas com as pontas dos dedos em movimentos circulares.


• Nas costas, com as mãos perpendiculares ao corpo, deslizar cada uma em sentidos contrários (da direita para a esquerda e vice versa), depois apenas com uma mão deslizar de cima para baixo, inicialmente até ás nádegas e depois até aos pés e por fim com as pontas dos dedos nas costas deslizar como se tivéssemos a pentear.


No final, é importante deslizar as mãos pelos segmentos massajados como que a unir todas as partes do corpo da criança, dizendo-lhe que terminou.

por Natacha Silva (enfermeira)

Sem comentários: